16 março, 2009

Praticar desporto para poupar

A poupança está na ordem do dia e, por vezes, é preciso olhar para além do óbvio. Um estudo recente concluiu que a prática de deporto torna os trabalhadores mais saudáveis e mais produtivos, possibilitando às empresas a poupança de 600 euros anuais por trabalhador.

Divulgado pela Fundação “La Caixa” e noticiado pelo Jornal de Negócios, o estudo de que falamos aponta a actividade física como fonte de bem-estar para colaboradores e empresas.
De acordo com o “Cinco Dias”, são várias as vantagens concretas a nível pessoal, com repercussões no campo profissional, conta o jornal. Trinta minutos diários de actividade física moderada conferem a qualquer pessoa maior resistência a situações de “stress”, melhor sono, menos dores de costas e uma maior auto-estima. De resto, é certo e sabido que o desporto reduz o risco de doenças cardiovasculares e ósseas, pelo que o trabalhador fica a ganhar e a empresa também.
Assim se poupam faltas por lesões profissionais, e não só, baixas, mais ou menos prolongadas, e situações de pouca produtividade, motivadas por dores variadas e constipações, tantas vezes associadas e uma vida sedentária, que em nada facilita o sistema imunitário.
Quando o desporto vai à empresa
Mais do que incentivar os colaboradores para a prática do desporto, as empresas podem lavar o desporto até eles. A ginástica laboral é uma prática comum nos países mais desenvolvidos e em Portugal começa a dar os primeiros passos. Exemplo disso é a PSILFE – Prevenção no Trabalho e no Ensino, que propõe às empresas que apostem na prevenção das eventuais lesões profissionais dos seus colaboradores, através da dinamização de actividades físicas em pleno horário de trabalho.
Engane-se, porém, quem pensa que estas actividades se destinam apenas às áreas produtivas das empresas. Também os departamentos administrativos têm lesões musculo-escléticas a prevenir, nomeadamente devido ao facto de exigirem o manuseamento prolongado do computador e longas horas de trabalho sedentário na secretária.
(esta noticia foi publicada pelo site: http://keromais.pt.msn.com/) artigo 15143168
De facto já um professor meu comentava que havia empresas americanas que apostavam muito na pratica desportiva em empresas. Segundo esse meu professor, existem empresas as quais "obrigam" a pratica desportiva antes do emprego (por exemplo: treinar no ginásio antes de ir para o trabalho - treino das 07h30 às 08h30 e deslocar para o emprego que começava Às 09h00). Empresas com balneários e instalações desportivas apropriadas.
Em Portugal, ninguém é "obrigado" mas temos alguns exemplos de empresas eu têm Associações Recreativas Desportivas e/ou apoiam financeiramente um desporto particular que os seus funcionários também praticam...
Para nós profissionais de Educação Física e Desporto, podemos oferecer muito às empresas, basta ser inovador e empreendedor ;)

Sem comentários: