20 dezembro, 2009

Xuvenil Teis de Vigo ou Turismo de Vigo

Finalmente tenho algum tempo para escrever no meu blogue. Escrevo agora em Dezembro aquilo que gostaria de ter escrito em Setembro...
Esta vai ser uma época difícil:
a) equipa muito jovem, mas que por outro lado treina (sempre que podemos);
b) tentamos treinar quatro vezes por semana, porém foi impossível manter de pé essa possibilidade;
c) é preciso deslocar 6000km para terminar apenas a fase regular.
A nível pessoal tenho de manter a "loucura" de 800km/semana apenas para dar treinos e deslocar-me para os jogos (sejam em casa ou fora). Sim, para eu jogar um jogo em "casa" tenho de sair às 14h30 e chego por volta das 21h00, com mais 200km no carro.

Assim tudo começou a 2 de Setembro de 2009. Tivemos praticamente dois meses para nos prepararmos para o primeiro jogo para a Liga Fev que começava a 24/10/2009. Entretanto, participamos num torneio em Paços de Ferreira, convidados pelo treinador João Bessa onde fomos referenciados no SCN e tivemos ainda dois jogos para a Copa Galicia o qual acabamos por perder contra Zalaeta, uma equipa da Coruña.

O início díficil... Émeve - Lugo

Começamos com um jogo difícil em casa no dia 24 de Outubro de 2009: Turismo de Vigo x Emevé Laboratorios Nupel uma equipa da cidade de Lugo. Um primeiro set bem disputado, no segundo tivemos imensas dificuldades de recepção e tentamos lutar no terceiro, mas as partes finais dos sets ainda tinham demasiada pressão sobre todo e qualquer aspecto técnico-táctico, típico de uma equipa jovem.

Chiclana: os 2000km de carrinha...

Como podem ver neste mapa, nesta segunda jornada tivemos o nosso maior deslocamento: 2000km: Vigo-Setúbal-Chiclana-Setúbal-Vigo.
Sair de Vigo, dormir em Setúbal no Hotel Esperança continuar a viajar pela manhã em direcção a Chiclana (um pouco abaixo de Cadiz), voltar ao Hotel Esperança no sábado depois do jogo e viajar no domingo de manhã para Vigo. Foram 2000km, cerca de 20horas dentro de uma carrinha de nove lugares. Perdemos 3-1 num jogo sem a capitã porque tinha de trabalhar e sem uma jogadora que nos pode dar outro tipo de resultados. Tivemos mais uma grande lição! Estivemos a ganhar por 6 pontos, e tivemos a um ponto de ir ao quinto set, mas perdemos no quarto set 26-24. Começava aqui a dor de cabeça dos finais de set...
Notícia: El Xuvenil de Teis no puede con el Chiclana

Zalaeta, a possível "vingança" da Copa Galicia
Nós perdemos 3-0 em casa na Copa Galicia e fomos ganhar fora por 3-1. Estes resultados foram insuficientes para passar à "Final Four" da Copa Galicia que se vai realizar no dia 2 e 3 de Janeiro de 2010. Tínhamos aqui a possibilidade de melhorar os nossos resultados e chegar à nossa primeira vitória. Entramos bem e ganhamos, mas entramos mal no segundo set e perdemos (recepção), recuperamos e ganhamos o terceiro e a ganhar no quatro set, vamos novamente abaixo (o mesmo que se passou em Chiclana) - "fomos à negra". Depois de estar a perder por 8-3, ainda recuperamos mas foi insuficiente, terminando 15-11. Foi uma desilusão pois tivemos o jogo na mão no quatro set e principalmente porque era uma equipa que já tínhamos ganho. "Vingança adiada".

Mais 1400km: Extremadura Arroyo - As (3) brasileiras da A1...
Quando estou em Portugal e me perguntam como é em Espanha, bem! É mesmo difícil de responder! Explicar que em Espanha há 5 divisões e que eu estou abaixo das "profissionais" : Superliga A e Superliga B, ou seja, a Liga FEV que está dividida apenas em A (Norte) e B (sul). A minha equipa situa-se a meio do Campeonato Português Feminino A2, mas as equipas da minha divisão que lutam para subir têm, imagine-se, "brasileiras" da A1 (ex-Ribeirense). Este ano o Extremadura Arroyo perdeu uma brasileira: a distribuidora e as outras duas jogam mais pelo centro. Ora tendo uma distribuidora mais jovem, com uma má recepção, era tudo para as pontas. Até certo ponto conseguimos (ganhamos o segundo set25-23), mas a partir daí as "brasileiras" mudaram de lugar e a equipa contrária também mudou a sua forma de servir e perdemos 3-1.
Notícia: El Xuvenil de Teis cae en Extremadura

Agora em casa contra o 1.º: Grupo Gervasport (sem nenhum set perdido)
No dia anterior, a nossa capitã faz uma entorse de nível II e não vai jogar mais esta época. Chegamos ao aquecimento e que atacante que têm e começa o jogo de fora?!? Começamos a procurar os principais defeitos da equipa e logo vem o reforço para dentro do campo. Estavamos a jogar contra os primeiros, não tínhamos nada a perder e quase ganhávamos o set. Tivemos o ponto de set, mas, mais uma vez, a juventude e inexperiência fez-nos perder o set por 27-25. De qualquer forma entramos bem no segundo set e ganhamos por 25-21. Perdemos o terceiro set e no quatro set, sem nada a perder, metemos o segundo set da Liga FEV ao Grupo Gervasport. Foi a segunda negra da época e perdemos... E sem a capitã...
Notícia:
El Xuvenil de Teis sucumbe ante el Grupo Gevasport

Nós contra o último: Ageco Marineda (jogo adiado e não estive presente)
Esta é a equipa que mais próximo fica de Vigo da nossa divisão: 180km para cada lado (Vigo-Coruña). Este jogo foi adiado para uma sexta-feira e eu não podia ir ao jogo. Quase não se treinou em 15 dias e não pude acompanhar a equipa à Coruña por ter trabalho.
Pelo que me disseram até se jogou bem no primeiro set (30-28) e estivemos a ganhar por 5. pontos... mas acabamos por perder 3-0. Notícia: El Xuvenil de Teis femenino no puede con el Marineda

Turismo de Vigo vs CVLeganés (Madrid)
Já não há muitas palavras! Depois de perder contra o último e jogar contra Léganes, uma equipa de Madrid, foi bastante difícil. A recuperação é bastante importante, principalmente a psicológica. Não se pode jogar um jogo na sexta-feira às 20h00 e esperar que não influencie o jogo de sábado às 18h15. Foi um 3-0 para esquecer, quando na época passada ganhamos 3-1 (em casa) e perdemos 3-0 fora (Madrid).

O primeiro da segunda volta - a última viagem a Lugo: Émeve Laboratórios Nupel.
Eis o meu último jogo em Espanha: Émeve x Turismo de Vigo (190 km e sem sair da Galiza). Mais um super-episódio de uma atleta ficar sem travões no carro, enfim. Foi um grande trabalho de equipa. Chegamos, estavamos a lutar e a meio do primeiro set, mais uma lesão: uma entorse ligeira de uma receptora (4). Tal como perdemos 25-22, ganhamos 25-22 com a Oposta (saídas) suplente (1,68m) a jogar como receptora. Ajuste aqui e acolá na recepção e lá ganhamos um set à equipa que vai em primeiro na Liga FEV, grupo A. Lembremo-nos que estava a jogar sem a capitã (lesão até ao final da época), uma atleta bastante influente na equipa em termos de resultados) e no primeiro set lesiona-se uma jogadora que até ao jogo de Grupo Gervasport tinha jogado apenas uns pontitos (primeira receptora suplente)... Perdemos o 3.º set, tendo tido ponto de set "nas mãos" e com todos os "reforços" e "titulares" de Émeve já no campo por 27-25. Aí minha aprendizagem... Um dia Turismo de Vigo há-de conseguir... Fica aqui a noticia de um jornal onde referencia que deixei o clube.

Porém, não podia continuar com esta aventura. Aprendi bastante. Mas o mais importante é estar bem neste momento. Não podia continuar sem fins de semanas livres e apenas das 18h00 às 00h00 de terças e quintas como tempo livre. Como disse era uma loucura fazer 800km por semana apenas para dar treinos e estar presente nos jogos. Deixo aqui uma mensagem de solidariedade aos meus amigos de Teis que vão continuar presentes no meu pensamento nas minhas futuras aventuras do Voleibol.

Encontro-me de momento sem clube e com tempo para analisar o Voleibol de uma outra perspectiva. Vou aproveitar este tempo livre de momento para atingir mais dois objectivos:
1) terminar o curso de treinadores de nível III em Espanha;
2) fazer um curso de PNL.

Já agora deixo aqui uma dica do que poderei fazer no futuro:

Sem comentários: