17 abril, 2015

Voleibol Feminino: playoff da Divisão de Elite 2014-2015

Leixões Sport Club e o Porto Vólei 2014 disputam (nos dias 18 e 19 de Abril de 2015) o 3.º e o 4.º jogo da Final da I Divisão de Elite. Fonte: Notícia da FPVoleibol
Se alguma das equipas vencer os dois jogos, sagrar-se-á Campeã Nacional, caso contrário será disputado o quinto jogo na casa do Leixões.

O jogo entre as equipas, relativo ao 3.º Playoff da I Divisão Elite, será disputado no dia 18 de Abril de 2015 (sábado), às 17h00, na Nave Ilídio Ramos. No domingo o jogo será no pavilhão do Colégio de Ermesinde, com honras de transmissão televisiva no canal A Bola TV, pelas 17 horas.

Entretanto o GDC Gueifães e o CF Belenenses também vão jogar neste fim-de-semana (18 e 19 de Abril) às 17h00 no Pavilhão Acácio Rosa (disputa do 3.º e 4.º lugar da Divisão de Elite). Neste momento o CF Belenenses tem uma vitória. Quem ganhar este playoff irá disputar um jogo com o vencedor dos playoffs da I Divisão (AVC ou CD Ribeirense).


Na I Divisão (equipas que se classificaram entre o 5.º e 8.º classificado no Campeonato Nacional da I Divisão de Seniores Femininos em 22 jornadas) encontram-se o AVC, Lusófona VC, CD Ribeirense e SC Braga. Após o AVC (5.º) jogar um primeiro playoff contra o SCBraga (8.º), que venceu três jogos sem resposta, e o CD Ribeirense ter ganho 3 jogos contra o Lusófona VC (que venceu apenas uma vez), é a vez do AVC e CD Ribeirense disputarem neste fim-de-semana o 3.º e 4.º jogo do playoff. Neste momento também se encontram empatados 1-1 e quem vencer o jogo ainda irá jogar contra o 3.º classificado da Divisão de Elite (GDC Gueifães ou CF Belenenses).
O SC Braga já venceu o Lusófona por 3-0 e realiza apenas um jogo neste fim-de-semana.

Como tudo na vida existem pontos mais positivos e mais negativos que favorecem este sistema competitivo (que do ponto de vista do espectador é complexo) e mantendo a positividade creio que este sistema complexo de classificação é benéfico para as jogadoras pois podem terminam a temporada com aproximadamente 34 jogos (22 jogos do campeonato, média de 3 jogos na taça e média de 9 jogos nos playoffs).

Esta quantidade de jogos é uma carga importante para que as jogadoras possam evoluir. Seria muito importante que os clubes possam aguentar todas estas deslocações para que a competitividade continue sempre a aumentar em Portugal.

Sem comentários: