17 junho, 2008

Venda de Telemoveis em queda na Europa...

Gostava de referir que a venda de telemóveis está em queda na Europa, segundo o JN Negócios de 14.06.2008 (fonte: Gartner Research). Enquanto que a nível global as vendas aumentaram, na Europa ocidental o número de telemóveis vendidos registou uma quebra no primeiro trimestre de 2008, a primeira desde 2001.

Aumento de 14% do número de telemóveis vendidos no mundo, no primeiro trimestre de 2008 (294 milhões de unidades).

Descida de 16% nas vendas de telemóveis na Europa Ocidental, no primeiro trimestre de 2008 (35,9 milhões de unidades).

Vendas por marcas:

Nokia 115,2 milhões de unidades (+25%)

Samsung 42,4 milhões de unidades (+32%)

Motorola 29,9 milhões de unidades(-37%)

Neste momento, considero normal esta descida da venda de telemóveis na Europa. Podemos verificar no JN e nas noticias desta semana que nos encontramos em crise, por exemplo este jornal, foca a crise e a “ordem para cortar”. Ora se em Portugal aumentaram os preços de Lacticinios e ovos (+14,1%) Pão e Cereais (+9,2%)e registaram-se quebras das áreas do lazer, bens alimentares e serviços, é perfeitamente normal que a venda de telemóveis também tenha uma quebra, pois é um bem “secundário”. Mesmo assim a subida de preços dos bens alimentares (+3,2%) foi inferior ao aumentos dos valores médios da União Europeia (7,1%) e na zona Euro (6,2%) Sabemos que os Portugueses são “telemoveis-dependentes” (porque temos mais telemóveis activos do que população), mas sabemos cortar nas despesas.

Mas é aqui que vemos quem tenta combater a crise e verificando quem investe em tempos de crise, procurando liderar. É o caso da Optimus que se tornou no operador móvel oficial do Uefa Euro 2008, transmitindo os jogos em directo, tendo alerta dos golos, resumos dos jogos, aplicação Euro 2008. Provavelmente, o futuro será generalizar a venda de telemóveis 3G com acesso à internet, televisão, etc.

Sabemos que a geração dos 14-24 da actualidade, utiliza o telemovel com facilidade e procura cadavez mais funções no telemovel. Grande parte deles até já têm os telemoveis 3G.

Sem comentários: