11 janeiro, 2009

Aviles: A.D. La Curtidora. Viagem enorme

AD La Curtidora é uma equipa da cidade de Avilés que pretence à provincia e comunidade autónoma do Principado das Astúrias. É a 3.ª maior cidade da província e está perto da capital das Asturias (cerca de 26km) - Oviedo.
Deixo-te aqui uma imagem para veres o que tivemos de viajar para chegar a Avilés.
São cerca de 400 km e 4h30min de viagem entre Vigo e Avilés. Paisagens lindissimas, junto ao mar no Norte de Espanha (Ribadeo, Tapa de Casariego, El Franco, Navia, Luarca, Cudillero, Muros e Soto). Assim se diz em castelhano/galego: "Que Guai!!!! Inqreible paisaje!!!"
Deixo-te aqui um link para conhecer melhor Aviles: http://www.aviles.es/.
Depois desta viagem de cerca de 5 horas (com uma pequena paragem) chegamos a Candas (perto de Aviles) e acomodamo-nos no hotel Marsol, com outras paisagens bonitas (espero conseguir por aqui as fotos).
Um jantar Guai e trabalhar: observação do video da equipa adversária e algumas nuances estratégicas para o dia seguinte. Aprendi muito a lidar com esta "nova" situação. Se não fosse professor a visualização do vídeo não serviria de nada. O que adorei neste fim-de-semana foi aprender com Bernardinho Rezende, lendo o seu livro "Transformando suor em Ouro". Estava eu a nascer e ele a iniciar a carreira como treinador com apenas 30 anos de idade e depois de estar presente em dois Jogos Olimpicos como jogador. São tantos os conselhos neste livro e são tantos os livros que ele leu e referencia sobre lideres, que só assim poderia transformar-se num lider. Ele foi um "treinador inconsciente" durante a sua época como jogador, ou seja, já pensava como um treinador enquanto era jogador, porém tudo de uma forma inconsciente. E quando chegou a treinador disse: "Espero nunca esquecer como pensa um jogador". Esta é uma frase muito interessante e que pode caracterizar a forma de estar de um treinador com os jogadores da sua equipa. E por falar em frases, vejam só os lemas positivistas que ele lia: "O amor por príncipio e a ordem por base; o progresso por fim", " Saber para prever, a fim de prover", "Agir por afeição, mas pensar para agir".
Deixo por fim duas das frases do seu livro: "Deve-se exigir mais de quem tem mais a dar. É fundamental conhecer as pessoas para motivá-las."

"A maior tristeza não é a derrota, mas não ter a oportunidade de tentar de novo"


Sem comentários: