09 janeiro, 2009

Viana do Castelo com Neve

21 anos depois, neva em Viana do Castelo. Dia 9 de Janeiro de 2009 ficará na memória de muitos portugueses e vianenses. Sim porque esta a nevar em quase todo o lado. Pelos vistos em Barcelos, Braga e Famalicão não para de nevar. Ainda me lembro de nevar em Viana. Tinha eu 5 anos (1986) quando estava eu a brincar com a neve no recreio do infantário (um terraço na Rua da Bandeira) .
Mas hoje foi uma manhã incrível em Viana do Castelo. Acorda-se com aquele frio, e vai-se à janela e tudo branco... É sem dúvida um cenário único para ficar nas memórias dos vianenses.
As temperaturas tinham vindo a baixar tanto nestes primeiros dias de Janeiro de 2009 que até a prática de Actividade Física torna-se complicada. E então treinar voleibol? Os dedos até estalam quando tocam na bola, mas com vontade, atitude e um bom aquecimento, a coisa vai lá... Fico a pensar no que disse um ex-selecionador brasileiro de Voleibol, Chico dos Santos: o voleibol precisa de gente nos pavilhões, seja nos jogos de alto nível, seja nos jogos de formação. Lá no Brasil, eu pagava do meu salário a uma senhora para que as casas de banho e o pavilhão estivesse sempre limpo. Que as coisas estivessem apresentáveis e que levasse pessoas a ver os jogos. Aqui em Portugal lidamos com um problema que não temos no Brasil: o frio. Assim deveriamos pensar em soluções como aquecimento dos pavilhões, que levasse os Portugueses a sair de casa para ver os jogos no pavilhão... e não só, uma temperatura mais alta nos pavilhões poderá evitar lesões e também teremos um clima proprício para os treinos.
De facto estas palavras dão que pensar. Em Portugal apenas tive um jogo num pavilhão aquecido (Pavilhão Municipal das Lameiras, AVC x Voleibol Clube Viana (Oitavos de Final da Taça de Portugal, Seniores Femininos) e, no meu ponto de vista, a diferença é significativa no que diz respeito ao rendimento dos jogadores e ao público mais cómodo. Podemos fazer substituições à vontade que o rendimento desportivo já não vai estar relacionado com os factores temperatura / humidade.
De facto, este tema seria um estudo interessante para uma monografia, da parte do rendimento e da parte de marketing (verificar se a temperatura do pavilhão, seria um factor de presença de (mais) público nos pavilhões.
Isto tudo, porque nevou em Viana do Castelo no dia 9 de Janeiro de 2009.

Sem comentários: