14 janeiro, 2009

Handbike por Jose Leones


Handbike como modalidade olímpica! José Leones Lima foi apresentado pela Sónia Araujo como um senhor de Viana do Castelo que deu a Volta a Portugal em Cadeiras de Rodas. Provavelmente, não estive muito atento à televisão no Verão de 2008 ou o impacto televisivo que este evento teve, foi pouco ou nenhum...
A "Volta a Portugal em Cadeira de Rodas" - VPCR é um clube com objectivos de formação: "responsabilizar a sociedade civil na promoção de estratégias para uma integração efectiva dos deficientes Portugueses e contribuir de forma positiva para a quebra de tabus associados à deficiência"; e de resultado : participar nos Paralímpicos de 2012 em Londres. Podem verificar nos websites do Sr José Leones e da "Volta a Portugal em Cadeira de Rodas" - VPCR que pretendem mesmo ser pioneiros desta modalidade (Handbike) e que o Sr José Leones Lima é um senhor extremamente activo (criou também uma editora) e que não é louco. Esta é uma forma indirecta de dizer que o Sr José Leones Lima encontrou-se e está à procura dos seus sonhos.

Definição de Louco -é quem não procura ser feliz com o que possui.
Definição de Incapacidade: "segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "a incapacidade é qualquer restrição ou impedimento para a realização de uma actividade, ocasionados por uma deficiência (intelectual, auditiva, de linguagem, neuro-motoras ou visuais) dentro do âmbito considerado normal para o ser humano".
E segundo essa mesma Organização Mundial da Saúde (OMS).
"Qualquer violação do principio fundamental e qualquer descriminação ou diferencia negativa de tratamento das pessoas com deficiências que contrariem as normas uniformes das Nações Unidas sobre a igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiências vulnera os direitos humanos dessas pessoas."

Com isto tudo que aprendi hoje, vou passar a citar o Sr Leones nas minhas aulas como um exemplo a seguir.

Sem comentários: