02 fevereiro, 2009

Turismo de Vigo x C.V. Marineda

No passado sábado, dia 31 de Janeiro, jogou-se um derby de voleibol na Galiza: Turismo de Vigo contra Marineda (Coruña), no pavilhão de Teis (em Vigo) pelas 18h15 (hora local).
Antes do jogo uma troca subtil de experiências e palavras com o Juan (entrenador de Marineda) e algo mais se aprende.
Mais um jogo, aprendizagem e experiência adquirida. Neste momento, com um discurso completamente modificado e mais virado para a prestação (como deveria estar sempre) do que para o resultado, conseguimos perder um jogo e ficar de cabeça erguida. Sair do jogo contente, mesmo sem ter ganho. Sim, é um sentimento ambiguo e estranho... Como é que alguém sai satisfeito de um jogo com uma derrota?!?
Parece impossível, mas se tivermos o nosso foco atencional direccionado para a nossa prestação técnico-táctica, só ficamos a ganhar. Ainda podemos dizer: "dei o meu máximo de mim, estou satisfeito da minha prestação".
Senão, vejamos este exemplo simples: no set em que ganhamos (3.º) fizemos menos pontos (13) do que no 4.º set (14 pontos) - entenda-se pontos efectuados pelas acções técnico-tácticas das nossas jogadoras. Não quer dizer com isto que o 4.º set foi melhor! Até porque não estão aqui contabilizados a quantidade de erros cometidos por set. E de facto tivemos 17 erros no 4 .º set em vez dos 10 erros do 3.º set.
Sem dúvida que esta relação muito simples de pontos efectuados / pontos errados nos dá uma visão mais detalhada da prestação da equipa, mas continua a ser uma visão de resultado. Não demonstra a prestação das acções técnico-tácticas.

Podem ver as noticias da equipa aqui: http://www.deportedevigo.com/

Sem comentários: