23 outubro, 2008

Voleibol: 100 Jogos como treinador...

Neste post vou falar um pouco sobre o meu Currículo Desportivo enquanto atleta e treinador de voleibol. Por acaso, encontrei uma "rede social desportiva" MyBestPlay na qual podes consultar o meu currículo desportivo: http://www.mybestplay.com/arlindomiranda. Recomendo este site para quem quer divulgar o que faz, pois existem pessoas a recrutar atletas e treinadores pela internet. Escrevo por experiência própria...
Bem, a minha aventura no Voleibol teve inicio no ano de 1993/1994 na Escola Frei Bartolomeu dos Martires com o Professor Franklim. Por incrível que possa parecer, entrei para o Voleibol para jogar futebol e basquetebol. Apenas queria era ter acesso ao Pavilhão. Mas afinal acabei por me interessar e a minha equipa ganhou o Campeonato Regional de Desporto Escolar. O interesse pela modalidade cresceu que no ano seguinte inscrevi-me no clube que me formei: Voleibol Clube Viana (VCV). Neste clube cresci, aprendi a jogar voleibol, graças a todos os meus treinadores: Mauricio, Passos, ZéZé, Luís Paulo. O gosto pelo desporto é praticamente inato. Joguei desde o escalão de minis (12 anos) até aos Seniores 22 anos. Entretanto, em 1998 já tinha tirado o curso de treinador nível I e era treinador adjunto dos Minis em 1998 a 2000. Nesta época, jogava pelos Juniores (Z4), Seniores (Libero - ano de estreia em Portugal). Tinha dois dias da semana que saia às 08h00 para as aulas e chegava às 23h00 para jantar.
Quando iniciei o meu percurso académico 1999/2000, joguei pela Universidade e fomos à final (UTAD) e também joguei pelo VCV. O fim de semana era para o Voleibol... A partir deste momento, dediquei-me apenas à Universidade, ficando um pouco desligado do Voleibol no VCV. A filosofia neste momento era: "senão consegues ser um jogador de alto nível, (178cm é obviamente insuficiente) formas-te como futuro treinador de alto nível". Segundo um grande professor meu, quando chegarmos ao mercado de trabalho, devemos apresentar experiência e neste sentido, lutei para ser o treinador das equipas de voleibol da AAUTAD (masculino e feminino) - inclusivamente estive no Departamento Desportivo da AAUTAD.
Após um ano de paragem no Voleibol (ano de estágio em Tabuaço 2004/2005) regressei a Viana do Castelo e iniciei o meu percurso como treinador no VCV.
Desde 09/2005 até 07/2008 fiz no VCV 100 jogos oficiais como treinador. 62 Vitórias e 38 Derrotas. Treinei as Seniores Femininas (05/06), Infantis Masculinos, (05/06) Iniciados Masculinos (06/07), Juniores Masculinos (05/06) e Seniores Masculinos (06/07 e 07/08). Obtivemos um titulo de Campeões Nacionais de Seniores Masculinos (3.ª Divisão em 06/07) e ficamos em 3.º na 2.ª Divisão na época de 07/08. Muitos amigáveis foram efectuados para a preparação das equipas, (Vitória Guimarães (VSC), CDP - Clube Desportivo da Póvoa, Xuvenil Teis de Vigo, Amares, AAUTAD, FAC, entre muitos outros). Dedico estes 100 jogos a todas as pessoas que me ajudaram a formar no Voleibol e a ser quem sou, e CLARO a todos/as os/as atletas que estiveram comigo nestes anos.
Vou continuar o meu percurso no Voleibol, desta vez em Espanha (Vigo) e a experiência tem sido bastante agradável no que diz respeito aos treinadores e atletas que já conheci até agora. Desejo um dia atingir o mais alto nível nesta modalidade e quem sabe ganhar aquela medalha.

1 comentário:

worldoftennis disse...

Obrigado mister!Fico contente por estares bem, e no bom caminho!!!fico feliz por ti!Se precisares de um fisioterapeuta, para o ano estou por aqui!!!Abraço e continuação de bom trabalho!