02 janeiro, 2009

Criacao de emprego proprio

O IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional dispõe de um programa que apoia a criação de pequenas empresas por parte de jovens à procura do primeiro emprego ou até mesmo em situação de desemprego. Encontrei esta noticia no msn.com e diz-nos que se trata da ILE – Iniciativa Local de Emprego que, como o nome indica, privilegia também os negócios que contribuem para a dinamização da economia local.
Para auxiliar o processo de criação do próprio emprego, o IEFP facilita o acesso a todo o apoio técnico necessário para a constituição de uma empresa e, claro está, proporciona também apoio financeiro para a concretização dos projectos.
Falando em apoio ao investimento, o site do IEFP refere a atribuição de um “subsídio não reembolsável”, que pode chegar aos 40% do investimento total admissível, que é de 150 mil euros. Ora, isto equivale a 60 mil euros, sendo que o apoio concedido não pode exceder os “12.500 euros por cada posto de trabalho criado e preenchido por desempregados ou jovens à procura de primeiro emprego”, acrescenta ainda o site.
Para conseguirem este apoio, os projectos empresariais apresentados devem ter viabilidade económica e financeira e não devem prever uma dimensão superior a 20 trabalhadores. Para além dos desempregados e dos jovens à procura do primeiro emprego, podem também candidatar-se os trabalhadores que estão em risco de desemprego.
Fazendo uma pequena pesquisa num motor de busca, podemos encontrar bastantes informações uteis no IEFP, portal do cidadão, trovit, expressoemprego, CdP - Criação do próprio emprego, entre outros. Para ajudar podemos procurar ainda "manual do empreendedor" e encontrar ajuda.

1 comentário:

Silvania Lemos disse...

Olá, tenho uma proposta de Distribuição/Representação pra você. Aguardo seu contato.
silvanialemos@hotmail.com