03 janeiro, 2009

Curriculum Vitae Digital é o futuro do Recrutamento

Esta é a vantagem da Internet. O nosso Curriculum Vitae trabalha por nós 24h/dia, 7 dias/semana, 365/ano. Hoje em dia temos ferramentas online que nos permitem criar um portfolio multimédia, que através de diferentes formatos de dados e informações resumirá o percurso académico e profissional dos candidatos a um emprego, como por exemplo: LinkedIn, Eures, Xing,
No fundo, trata-se da aplicação daquilo que alguns profissionais das áreas do design ou da publicidade fazem actualmente como forma de mostrar aos seus clientes os projectos que já conceberam. A diferença aqui é que o cliente é o recrutador e, por isso, há mais a dizer para além das experiências profissionais anteriores.
Li um artigo da revista "Noticias Magazine" em que um jovem de 23 anos a tirar um curso de informática tinha o seu currículo exposto no LinkedIn e já tinha recebido 3 ofertas de emprego, mesmo sem terminar o seu curso, segundo ele "eu apenas coloco aqui o que faço". Dessas 3 ofertas duas eram para o estrangeiro.
Também de acordo com o “Expresso Emprego”, o “e-portfolio” é mesmo a mais recente ferramenta utilizada pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) para fomentar a proximidade dos seus alunos com o mercado de trabalho.
Através de uma “base de dados interactiva”, o ISCAP disponibiliza na Internet os “e-portfolios” dos respectivos estudantes, permitindo que as empresas acedam aos currículos dos alunos e fiquem a conhecer alguns dos seus trabalhos. O objectivo é estimular o recrutamento profissional dos estudantes, facilitando a vida às empresas que precisam de uma pessoa com um determinado perfil e que, através desta base de dados, podem orientar a sua procura por diferentes critérios e, desde logo, ficar a saber um pouco mais sobre os potenciais candidatos.
Mas entre utilizar uma ferramenta específica de uma Universidade, porque não utilizar uma ferramenta "universal". Mas a aposta do ISCAP parece ser uma boa rampa de lançamento para os seus alunos, quanto mais não seja, já têm o curriculo online e de certeza que os seus alunos têm uma boa colocação no final do curso (coisa rara nos dias em que correm).

Sem comentários: