26 janeiro, 2009

a minha motivacao

"A MISSÃO DO LÍDER E SUA CONTRIBUIÇÃO DE BUSCAR O MÁXIMO DE CADA UM MUITAS VEZES CONTRARIAM! INTERESSES, MAS ELE DEVE SEGUIR SUAS CONVICÇÕES SEM BUSCAR POPULARIDADE, E SIM O MELHOR PARA A EQUIPE." Bernardinho Rezende, 2006 in "Transformando Suor em Ouro"
Este é o livro que estou a ler. Neste fim de semana tive um episódio muito caricado. Mais uma vez aprendi muito como treinador. Antes de explicar a situação, vou citar um grande exemplo de motivação que Bernardinho Rezende coloca no seu livro: " A motivação baseia-se em dois pilares o primeiro deles é a necessidade Se você precisa, vai ”correr atrás” e se dedicar. O segundo é a paixão. Se você gosta, ama o que faz, vai querer melhorar sempre." (...)
"Por ingenuidade ou teimosia, acredito que devemos continuar sempre tentando e não desistir nunca. Pode ser que, quando tiver a experiência de Shula, eu olhe para trás e constate que, em alguns casos, não tive êxito, não soube apertar os botões certos. Só então mudarei meu modo de pensar." (...)
"Há uma história sobre motivação que eu adoro. É a respeito de um menino negro do Sul dos Estados Unidos que passou um Natal muito triste porque os pais não tinham dinheiro para comprar-lhe uma bicicleta como a que seus amigos haviam ganhado. No verão seguinte, o menino conseguiu um emprego temporário como carregador de caixotes numa mercearia. Durante três meses trabalhou duro e conseguiu juntar dinheiro para comprar a tão sonhada bicicleta. Felicidade total. Até que lhe roubaram a bicicleta. O menino ficou desesperado. Na policia, ao dar queixa, foi atendido por um sargento que, vendo-o furioso, o encaminhou para o esporte. Mais especificamente, para o boxe.
O menino tornou-se lutador. Como amador, ganhou a medalha de ouro dos meio-pesados nos Jogos Olímpicos de Roma e depois, como profissional, o título de campeão mundial dos pesos pesados. Numa das explicações que deu para seu formidável portfólio de vitórias, ele contou que toda vez que subia ao ringue via no adversário o sujeito que lhe roubara a bicicleta. E partia firme para derrubá-lo. Era isso que o motivava. Seu nome? Cassius Marcelus Clay, depois Muhammad Ali.
Costumo brincar dizendo que se foi o roubo de sua bicicleta o que motivou Ali, devem ter roubado um carro do Mike Tyson para que ele quisesse arrancar a dentadas a orelha de Evander Holyfield."
Podemos pegar neste exemplo e traduzir:
Bicicleta = Medalha de Ouro Olimpica;
Policia = Supervisores do trabalho num clube/selecção;
Ladrão de Bicicleta = todos os que me vencem (mas que possa aprender com eles).

1 comentário:

regis-pereira.óleo/tela disse...

KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!! blza fera?? ae gostei!! a vida tem dessa coisas, quando menos esperamos temos algo que ainda não conhecemos. é um geito estranho de ter motivação, mas acredito que a vida de cada pessoas tem uma forma de levar ao que essa pessoa acredita,ou ate mesmo confusamente da certo. Parebéns gostei do seu blogs, tenha uma boa semana!!